domingo, 24 de março de 2013

COVARDIA: semente para desonra e derrota!

1 Crônicas 10.1-14

Como você vê a sua vida?
Muitos vêem a vida como uma montanha russa , cheio de altos e baixos, outros como uma guerra na qual vence o mais forte. Seja qual for o teu ponto de vista, uma coisa é certa : A visão que você tem da sua vida influencia diretamente o modo de como você vai vivê-la.

Saul foi escolhido Rei de Israel, tinha porte de guerreiro e era o mais formoso entre os homens ( 1 Samuel 9.2 ).  Saul começou seu reinado sendo muito querido e respeitado, nunca antes sido rejeitado, sendo escolhido por Deus como rei à pedidos do próprio povo. Ele passou a se ver como o tal, e não aceitava que ninguém fosse melhor que ele, todos que se opusessem à sua autoridade ele os perseguia até matar. Tornou-se orgulhoso e não aceitava a derrota.
Nos últimos instantes da sua vida, em uma guerra, vendo os seus filhos morrerem pela espada do inimigo, como qualquer pai que demonstrasse afeto aos filhos, mesmo em desvantagem partiria para cima do adversário, mas não foi assim que ele fez. Ao contrário do que se pensa, numa atitude covarde, foge do inimigo e pede para seu escudeiro o matar, só para não ter a vergonha de ser morto também pelo o oponente. Seu servo não aceitando, Saul cravou a sua espada em seu próprio abdome e se matou. QUE DESASTRE! O corajoso e forte guerreiro Rei de Israel, na verdade era medroso, fraco e covarde!

O orgulho que temos pode ter origem na covardia. Saul era covarde, preferiu se matar a ser morto pelo inimigo, mesmo que lutando pela sua própria família e nação.

Quem é você? Muitas vezes mostramos ser alguém que queremos ser e não quem realmente somos. Deus quer o nosso coração e não nossas atitudes, pois uma vez o coração Nele, o resto vem por consequência.
Em Pv 30.12, está escrito:
" Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados de sua imundícia".
 Isso é muito sério. Quer dizer que podemos nos achar limpos, mas podemos estar totalmente sujos. Será que realmente quem nós aparentamos ser para os outros, somos nós mesmos? Será que a imagem que temos de nós mesmos, mostra a nossa verdadeira realidade?

Como diz no texto , a cabeça de Saul foi levada ao templo do deus Dagom. Esse deus era responsável pela prosperidade e abundância do povo filisteu. Deus da pescaria e agricultura, sua figura era metade homem da cintura para cima e peixe do quadril para baixo. Era cultuado com rituais que envolviam orgias sexuais, drogas alucinógenas, sacrifícios de crianças, bebidas alcoólicas e muita festa. Qualquer semelhança com os dias de hoje... NÃO é mera coincidência! Quantas pessoas são mortas fisicamente ou emocionalmente em baladas?  Quantos entorpecentes, bebidas e drogas são usadas? Esse deus representa o próprio Diabo e o seu agir para a decadência humana. A cabeça de Saul foi entregue a esse deus, assim como sansão morreu destruindo o templo dele, isso por causa da falta de domínio próprio e de conhecimento de si, das suas limitações e fraquezas. Porém, o TODO-PODEROSO não é vencido por ninguém, mais tarde na história a Arca da Aliança, que representava para os israelitas a presença de Deus, foi tomada pelos filisteus e colocada no templo em frente ao deus Dagom. A estátua de Dagom amanheceu caída com a cabeça e as mãos cortadas diante da Arca ( 1 Samuel 5. 1-4 ) . Glória a Deus! Deus tem o poder para nos livrar de todo domínio do mal, só temos quer ser prudentes tendo uma atitude humilde perante o Pai.

É TEMPO DE RECONHECERMOS QUEM SOMOS, E DEIXAR DEUS NOS MOSTRAR !

" Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem" Pv 27.19

Nenhum comentário:

Postar um comentário